USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

ARTIGOS: EDUCAÇÃO EM QUÍMICA

2024

SILVA, G. B.; BARRO, M.; QUEIROZ, Salete Linhares. Uso de blogs na promoção de reflexão crítica de licenciandos em química. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. 23, p. 19-39, 2024.

LIMA, M. S.;  QUEIROZ, Salete Linhares. Examination of the epistemic status of propositions incorporated within arguments of undergraduate chemistry students. Journal of Chemical Education, v.101, p.467-473, 2024.

MATOS, R. ; LIMA, M. S.; BALESTIERO, G.;  QUEIROZ, Salete Linhares. Teaching about chemistry related to food through  the interrupted  case study method. Journal of Chemical Education, v.101, 1361-1366, 2024.

2023

SACCHI, F. G.; CABRAL, P. F. O.; QUEIROZ, Salete Linhares. Estudo de artigos originais de pesquisa sobre biocombustíveis: compreensão textual de graduandos em química. ALEXANDRIA, v. 16, p. 313-334, 2023.

SILVA, G. B.; QUEIROZ, Salete Linhares. Promovendo e identificando a sensibilidade moral de licenciandos em química. Educación Química, v. 84, p. 89-101, 2023.

SOTERIO, C.; QUEIROZ, Salete Linhares. Chemistry students as science journalists: creating a virtual magazine about COVID-19. JOURNAL OF CHEMICAL EDUCATION, v. 100, p. 380-388, 2023.

SOTERIO, C.; QUEIROZ, Salete Linhares. Improving writing skills through scripting a science podcast for non-expert audiences. JOURNAL OF COLLEGE SCIENCE TEACHING, v. 52, p. 30-37, 2023.

SOTERIO, C.; LAMIM, A.R.S.; QUEIROZ, Salete Linhares. Teaching controversial socio-scientific issues in online exhibts os science museums: Covid-19 on the scene. DISCIPLINARY AND INTERDISCIPLINARY SCIENCE EDUCATION RESEARCH (Springer Open), v. 5, p. 1-15, 2023.

QUEIROZ, Salete Linhares; LIMA, M. S. ; SANTOS, D. G. L.  Use of interrupted case studies to promote argumentation in chemistry. Journal of College Science Teaching, v. 52, p. 3-8, 2023.

LIMA, M. S.; POZZER, L.; QUEIROZ, Salete Linhares. Use of interrupted case studies to teach scientific communication: examples from the effects of mining on water resources in Brazil. Journal of Chemical Education, v. 100, p. 722-731, 2023.

SILVA, N. S. M; SOTERIO, C.; CANDURI, F.; QUEIROZ, Salete Linhares. A bioquímica por trás da covid-19: desenvolvimento e aplicação de webquest direcionada ao ensino remoto emergencial. QUÍMICA NOVA, prelo.

SANTOS, D.G.L,; LIMA, M. S.; QUEIROZ, Salete Linhares. Contribuições do modelo semiótico de leitura de inscrições na avaliação de exposições orais acadêmicas sobre o biodiesel. Educação Química en Punto de Vista. v.7, p 1-20, 2023.

2022

SOTERIO, CAROLINA.; TEODORO, DANIEL; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Aprendizagem cooperativa e colaborativa no ensino de equilíbrio químico a calouros. QUÍMICA NOVA, v. 41, p. 101-112, 2022.

LIMA, MIKEAS S.; LARINE, HENRIQUE. M.; SANTOS, DOUGLAS G. L.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Análise de inscrições em livros didáticos de química. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, v. 44, p. 81-97, 2022.

ALEXANDRINO, DANIELA. M.; BRETONES, PAULO. S.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Anais dos ENEQ: o que nos dizem sobre a área de educação em química no Brasil? QUÍMICA NOVA, v. 45, p. 249-261, 2022.

LIMA, M. S.; OLIVEIRA, I. M.; QUEIROZ, Salete Linhares. Estudo de caso interrompido na promoção de conhecimento ambiental de graduandos em química: resíduos sólidos urbanos em foco. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, v. 44, p. 149-159, 2022.

LAMIM, A. R. S.; QUEIROZ, Salete Linhares. Argumentação na educação em química: Análise dos trabalhos completos apresentados no Encontro Nacional de Ensino de Química. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. 21, p. 374-397, 2022.

Moreira Carla ; SACCHI, F. G. ; QUEIROZ, Salete Linhares . Estudo de caso no ensino fundamental: manejo de animais silvestres em foco. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS (UFRGS), v. 17, p. 364-378, 2022.

2021

PERON, KEILA A.; SOTÉRIO, CAROLINA; LINHARES QUEIROZ, SALETE. Literatura primária em química associada a peer-review em curso de comunicação científica. EDUCACIÓN QUÍMICA, v. 32, p. 74-84, 2021.

SILVA, GUILHERME B.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. História em quadrinhos como fio condutor na promoção da argumentação de licenciandos em química. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, v. 43, p. 4-15, 2021.

LOURENÇO, ARIANE. B. ; MICHALISK, LAMONIELLI F.; WEINBERGER, ARMIN; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Lembrança estimulada no desenvolvimento da prática Reflexiva de licenciandos em química sobre argumentação. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, v. 43, p. 129-140, 2021.

SOUZA, RENATA F; CABRAL, PATRÍCIA F. O.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Experimentação no ensino de química: focos temáticos das dissertações e teses defendidas no Brasil no período de 2004 a 2013. ALEXANDRIA, v. 14, p. 197-223, 2021.

SILVA, GUILHERME B.; SOTERIO, CAROLINA; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Aplicação de uma história em quadrinhos, Trinity, na educação em química. QUÍMICA NOVA, v. 44, p. 890-898, 2021.

LIMA, MIKEAS S.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Letramento gráfico no ensino superior de química. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS, v. 26, p. 170-195, 2021.

SILVEIRA, ARIELI M.; CABRAL, PATRÍCIA F. O.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Química forense no ensino de química: análise da produção acadêmica nacional (2000 – 2018). SCIENTIA NATURALIS, v. 3, p. 1587-1603, 2021.

FERREIRA, JERINO Q. ; LOURENÇO, ARIANE B. ; FERREIRA, LUCIANA N. A.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Ações pró-argumentação no ensino de química. REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGIA. UNIVERSIDAD PEDAGÓGICA NACIONAL, v. extra, p. 2928-2933, 2021.

SILVA, GUILHERME B. BARRO, MARIO R. ; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Interações mútuas em blogs na formação de professores de química. REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGIA. UNIVERSIDAD PEDAGÓGICA NACIONAL, v. extra, p. 313-316, 2021.

SILVA, GUILHERME B.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Episódios históricos para o exercício da sensibilidade moral de licenciandos em química. REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGIA. UNIVERSIDAD PEDAGÓGICA NACIONAL, v. extra, p. 2934-2938, 2021.

LOURENÇO, ARIANE. B.; VIZOTTO, MARIA E.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Contribuições à formação de professores de química para atuação em espaço de educação não formal: quadro analítico como facilitador da avaliação. QUÍMICA NOVA, v. 44, p. 1369-1378, 2021.

2020

VERAS, LEA; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Argumentação em espaços educativos não-formais: um curso de extensão para mediadores em Centro de Divulgação Científico e Cultural. HORIZONTES, v. 38, p. e020018-30, 2020.

SOTERIO, CAROLINA; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Estratégias de escrita para abordagem da comunicação pública da ciência na educação em química. QUÍMICA NOVA, v. 43, p. 1163-1171, 2020.

LIMA, MIKEAS S.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Modelo semiótico de leitura de inscrições: aplicação na educação em química. QUÍMICA NOVA, v. 43, p. 987-997, 2020.

GAMA, THAMIRES V.; SANTOS, ADRIELE R.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Estudo de caso e aprendizagem cooperativa: contribuições para o desenvolvimento do pensamento crítico na educação básica. EXPERIÊNCIAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS, v. 15, p. 1-21, 2020.

SACCHI, FLÁVIA G.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Compreensão textual de artigos originais de pesquisa por graduandos em química. CIÊNCIA E NATURA, v. 42, p. e8, 2020.

SILVA, GUILHERME B.; FERREIRA, L. N. A.; SILVA, OSMAIR B ; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Abordagem do tema biocombustíveis no ensino médio: textos de divulgação científica em foco. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, v. 43, p. 246-255, 2020.

SOTERIO, CAROLINA; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Estratégias de escrita: utilização de textos de divulgação científica no ensino superior de química. REVISTA DO EDICC, v. 6, p. 335-345, 2020.

LOURENÇO, ARIANE B. ; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Argumentação em aulas de química: estratégias de ensino em destaque. QUIMICA NOVA, v. 43, p. 1333-1343, 2020.

ALEXANDRINO, DANIELA M.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Pesquisas do tipo estado arte sobre o ensino de química no Brasil (2000-2016). REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. 19, p. 638-655, 2020.

CABRAL, PATRÍCIA F. O.; SACCHI, FLÁVIA G.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Retextualização escrita-fala: o caso da exposição oral acadêmica na graduação em química. ALEXANDRIA, v. 13, p. 215-240, 2020.

2019

SILVA, GUILHERME B.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Sensibilidade moral de licenciandos em química diante de conflito ético na prática científica. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, v. 41, p. 69-81, 2019.

CABRAL, PATRÍCIA F. O.; PERON, KEILA A.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Exposição oral no ensino superior de química. QUÍMICA NOVA, v. 42, p. 221-231, 2019.

SILVA, ERASMO M. S.; LIMA, MIKEAS. S.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Autoria coletiva em ambiente informatizado no ensino superior de química. QUÍMICA NOVA, v. 42, p. 458-467, 2019.

MASSI, LUCIANA; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Aspectos da natureza da ciência presentes no discurso científico: investigando os efeitos de sentido da linguagem científica. TECNÉ, EPISTEME Y DIDAXIS: TED (REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA), v. 1, p. 101-121, 2019.

LIMA, MIKEAS S.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Letramento gráfico: perspectivas presentes nos PCNEM e ações no ensino de química. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, v. 41, p. 300-313, 2019.

SILVA, GUILHERME B.; TEODORO, DANIEL L.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Aprendizagem cooperativa no ensino de ciências: uma revisão da literatura. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS, v. 24, p. 01-30, 2019.

SOUZA, RENATA FARIA; CABRAL, PATRÍCIA F. O.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Mapeamento da pesquisa no campo da experimentação no ensino de química no Brasil. ALEXANDRIA, v. 12, p. 93-119, 2019.

SOUZA, NILCIMAR S.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Argumentação colaborativa apoiada por computador no ensino de ciências: uma revisão. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, v. 12, p. 131-157, 2019.

SILVA, GUILHERME B.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Sensibilidade moral de licenciandos em química: questões sociocientíficas em foco. REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS, v. 9, p. 27-45, 2019.

LOURENÇO, ARIANE B.; SANTOS, ADIRELE R.; GOMES, GABRIELI E. A.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Construção de mapa conceitual e implicações na prática da argumentação. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA, v. 9, p. 6-28, 2019.

2018

MAIA, MAYRA M. D.; CABRAL, PATRÍCIA F.O.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Alimentação saudável: abordagem interdisciplinar na educação básica. REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS, v. 7, p. 14-24, 2018.

SOUZA, NILCIMAR S.; CABRAL, P. F. O.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Ambiente virtual de aprendizagem para a aplicação de atividades didáticas pautadas na resolução de estudos de caso. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, v. 40, p. 153-159, 2018.

SOUZA, NILCIMAR S.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Quadro analítico para discussões argumentativas em fóruns on-line: aplicação no ensino de química. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS, v. 23, p. 145-170, 2018.

CABRAL, P. F. O.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Vida de laboratório: compreensão textual por graduandos em química. REVISTA ILUMINART, v. 16, p. 27-33, 2018.

2017

SILVA, OSMAIR B ; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Produção acadêmica sobre a formação de professores de química no Brasil: focos temáticos das dissertações e teses defendidas no período de 2001 a 2010. ALEXANDRIA, v. 10, p. 271-304, 2017.

CABRAL, PATRÍCIA F. O.; SOUZA, NILCIMAR S.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Casos investigativos para a promoção da CSCL no ensino superior de química. QUÍMICA NOVA, v. 40, p. 1121-1129, 2017.

CABRAL, PATRÍCIA F. O.; SOUZA, NILCIMAR S.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Ensino baseado em casos aliado à aprendizagem online em disciplina de comunicação científica. REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, v. 25, p. 1-17, 2017.

OLIVEIRA, BRENNO R. M.; KIOURANIS, NEIDE M. M.; EICHLER, MARCELO L.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Chocoquímica: construindo conhecimentos acerca do chocolate por meio do método de aprendizagem cooperativa Jigsaw. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, v. 39, p. 277-285, 2017.

LOURENÇO, ARIANE B. ; MICHALISK, LAMONIELLI F.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Estratégias didáticas distintas na promoção de ações pró-argumentação. ENSENANZA DE LAS CIENCIAS, v. extra, p. 2731-2736, 2017.

QUEIROZ, SALETE LINHARES; SOUZA, RENATA F.; ALEXANDRINO, DANIELA M. Experimentação no ensino de química: análise de dissertações e teses brasileiras. ENSENANZA DE LAS CIENCIAS, v. extra, p. 1891-1895, 2017.

QUEIROZ, Salete Linhares; CABRAL, PATRÍCIA F. O.; SILVA, ERASMO M. S. Retextualização de artigos originais de pesquisa por graduandos em química. ENSENANZA DE LAS CIENCIAS, v. extra, p. 4647-4652, 2017.

2016

SILVA, OSMAIR B ; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Mapeamento da pesquisa no campo da formação de professores de química no Brasil. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS, v. 21, p. 62-93, 2016.

LOURENÇO, ARIANE B.; FERREIRA, JERINO Q.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Licenciandos em química e argumentação científica: tendências nas ações discursivas em sala de aula. QUÍMICA NOVA, v. 39, p. 513-521, 2016.

BARRO, MARIO R.; VERAS, L. S.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Blogs no ensino de química: análise de comentários publicados em disciplina de comunicação científica. QUÍMICA NOVA, v. 39, p. 238-244, 2016. 

SILVA, DANIEL G.; LEAL, VIVANE L.; CANDURI, FERNANDA; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Modelo de Tomada de Decisão de Kortland no delineamento de atividade didática para o ensino de bioquímica. REVISTA DE GRADUAÇÃO USP, v. 1, p. 89-93, 2016.

2015

FATARELI, ELTON F.; MASSI, LUCIANA; FERREIRA, LUCIANA N. A.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Mapeamento de textos de divulgação científica para planejamento de debates no ensino de química. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, v. 37, p. 11-18, 2015.

TEODORO, DANIEL L.; CABRAL, PATRÍCIA F. O.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Atividade cooperativa no formato jigsaw: um estudo no ensino superior de química. Alexandria, v. 8, p. 21-51, 2015.

OLIVEIRA, JANE R. S.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Comunicação científica no ensino superior de química: uma revisão. QUÍMICA NOVA, v. 38, p. 553-562, 2015.

OLIVEIRA, JANE R. S.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Elaboração de um mapa de caracterização do texto científico: referenciais teóricos e aplicação em destaque. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS, v. 20, p. 142-166, 2015.

QUEIROZ, SALETE LINHARES; VERAS, LEA. Química Nova na Escola: contribuições para o desenvolvimento de atividades didáticas. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, v. 37, p. 133-139, 2015.

LOURENÇO, ARIANE B.; WEINBERGER, ARMIN; QUEIROZ, SALETE LINHARES. The use of blogs in pre-service chemistry teacher education. TURKISH ONLINE JOURNAL OF EDUCATIONAL TECHNOLOGY, v. 1, p. 574-580, 2015.

SOUZA, NILCIMAR S.; CABRAL, PATRÍCIA F. O.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Argumentação de graduandos em química sobre questões sociocientíficas em um ambiente virtual de aprendizagem. QUIMICA NOVA NA ESCOLA, v. 37, p. 95-109, 2015.

2014

OLIVEIRA, JANE R. S.; PORTO, ANDRÉ L. M.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Peer review no ensino superior de química: atividade didática para a apropriação do discurso da ciência. EDUCACIÓN QUÍMICA, v. XXV, p. 35-41, 2014.

BARRO, MARIO R.; LOURENÇO, ARIANE B.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Blogs na formação inicial de professores de química. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, v. 36, p. 4, 2014.

SOUZA, NILCIMAR S.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Gêmeos, genéricos e quirais: um estudo de caso sobre a relação entre estereoquímica e atividade farmacológica. ENSINO, SAÚDE E AMBIENTE, v. 7, p. 1-12, 2014.

QUEIROZ, SALETE LINHARES; FERREIRA, LUCIANA N.A. O estágio curricular supervisionado em química como espaço para o desenvolvimento de atividades didáticas pautadas no uso de textos de divulgação científica. Ciência & Ensino (Online), v. 3, p. 32-48, 2014.

SÁ, LUCIANA P.; KASSEBOEHMER, ANA C.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Esquema de argumento de Toulmin como instrumento de ensino: explorando possibilidades. ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA, v. 16, p. 147-170, 2014.

OLIVEIRA, JANE R. S.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Textos científicos de autoria de graduandos em química: análise dos professores. QUÍMICA NOVA, v. 37, p. 1559-1565, 2014.

FATARELI, ELTON F.; FERREIRA, LUCIANA N. A.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Argumentação no ensino de química: textos de divulgação científica desencadeando debates. ACTA SCIENTIAE (ULBRA), v. 16, p. 613-630, 2014.

MASSI, LUCIANA; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Pesquisas sobre Iniciação Científica no Brasil: características do seu desenvolvimento nas universidades e contribuições para os graduandos. REVISTA BRASILEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, v. 1, p. 1-27, 2014.

2013

SÁ, LUCIANA P.; KASSEBOEHMER, ANA. C.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Casos investigativos de caráter sociocientífico: aplicação no ensino superior de química. EDUCACIÓN QUÍMICA, v. 24, p. 522-528, 2013.

MASSI, LUCIANA; CERRUTTI, BIANCA M.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Metodologia de ensino jigsaw em disciplina de química medicinal. QUÍMICA NOVA, v. 36, p. 897-904, 2013.

QUEIROZ, SALETE LINHARES; SOUZA, NILCIMAR S. Argumentação colaborativa no ensino de química: uso do quadro analítico Rainbow na avaliação do aprofundamento e da extensão. ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. extra, p. 2871-2877, 2013.

ZANON, DULCIMEIRE A. V.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Elaboração de situações problemas por estudantes de pós-graduação em química: implicações na prática educativa. ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. extra, p. 3780-3784, 2013.

QUEIROZ, SALETE LINHARES; Ferreira, LUCIANA N. A. Traços de cientificidade, didaticidade e laicidade em artigos da Revista Ciência Hoje relacionados à química. CIÊNCIA E EDUCAÇÃO, v. 19, p. 947-969, 2013.

2012

QUEIROZ, SALETE LINHARES; FERREIRA, LUCIANA N. A.; IMASATO, HIDETAKE. Textos de divulgação científica no ensino superior de química: aplicação em uma disciplina de Química Estrutural. EDUCACIÓN QUÍMICA, v. XXIII, p. 49-54, 2012.

FERREIRA, LUCIANA N. A.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Características discursivas de artigos de divulgação científica relacionados à química. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. 11, p. 21-42, 2012.

OLIVEIRA, JANE R. S.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. A retórica da linguagem científica: das bases teóricas à elaboração de material didático para o ensino superior de química. QUÍMICA NOVA, v. 35, p. 851-857, 2012.

MASSI, LUCIANA ; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Investigando processos de autoria na produção do relatório de iniciação científica de um graduando em química. CIÊNCIA E EDUCAÇÃO, v. 18, p. 271-290, 2012.

OLIVEIRA, JANE R. S.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Textos de divulgação científica no ensino de ciências: uma revisão. ALEXANDRIA, v. 5, p. 3-31, 2012.

FERREIRA, LUCIANA N.A; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Textos de divulgação científica na formação inicial de professores de química. ALEXANDRIA, v. 5, p. 43-67, 2012.

FERREIRA, LUCIANA N.A; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Perguntas elaboradas por graduandos em química a partir da leitura de textos de divulgação científica. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 12, p. 139-160, 2012.

BARRO, MARIO R.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Blogs no ensino de química: utilização e avaliação da aceitação em disciplina de comunicação científica. REVISTA BRASILEIRA DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, v. 20, p. 3-16, 2012.

2011

SÁ, LUCIANA P; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Argumentação no ensino de ciências: contexto brasileiro. ENSAIO: PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 13, p. 13-30, 2011.

TEODORO, DANIEL L.; PAGOTTO, JOSIAS F.; MOTHEO, ARTUR. J.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Formação docente no ensino superior de química: contribuições dos Programas de Aperfeiçoamento de Ensino. QUÍMICA NOVA, v. 34, p. 714-719, 2011.

FERREIRA, LUCIANA N.A; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Autoria no ensino de química: análise de textos escritos por alunos de graduação. CIÊNCIA E EDUCAÇÃO, v. 17, p. 541-558, 2011.

OLIVEIRA, JANE R. S.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. A retórica da linguagem científica em atividades didáticas no ensino superior de química. ALEXANDRIA, v. 4, p. 89-115, 2011.

FERREIRA, LUCIANA N. A; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Artigos da Revista Ciência Hoje como recurso didático no ensino de química. QUÍMICA NOVA, v. 34, p. 354-360, 2011.

OLIVARES, IGOR R.B; COSTA, D.L.L. B.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Jogos de empresa: aplicação à gestão da qualidade no ensino superior de química. QUÍMICA NOVA, v. 34, p. 1811-1817, 2011.

MASSI, LUCIANA ; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Jogo discursivo na apropriação da linguagem científica por alunos de iniciação científica em química. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS, v. 16, p. 35-57, 2011.

SILVA, OSMAIR B ; OLIVEIRA, JANE R. S.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. SOS Mogi-Guaçu: contribuições de um estudo de caso para a educação química no nível médio. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, v. 33, p. 185-192, 2011.

2010

FATARELI, ELTON F.; FERREIRA, LUCIANA N.A; FERREIRA, JERINO Q.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Método cooperativo de aprendizagem jigsaw no ensino de cinética química. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, v. 32, p. 161-168, 2010.

MASSI, LUCIANA; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Estudos sobre iniciação científica no Brasil: uma revisão. CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS), v. 40, p. 173-197, 2010.

FERREIRA, JERINO Q.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Percepções de graduandos em química sobre atividade cooperativa realizada no Ambiente Virtual Cursos on-Line. REVISTA BRASILEIRA DE INFORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO, v. 18, p. 43-52, 2010.

REZENDE, FLÁVIO S.; FERREIRA, LUCIANA N. A.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Concepções a respeito da construção do conhecimento científico: uma análise a partir de textos produzidos por estudantes de um curso superior de química. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. 9, p. 596-617, 2010.

OLIVEIRA, JANE R. S.; BATISTA, ALZIR A.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Escrita científica de alunos de graduação em química: análise de relatórios de laboratório. QUÍMICA NOVA, v. 33, p. 1980-1986, 2010.

FERREIRA, JERINO Q.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Avaliação da aceitação de um ambiente virtual de aprendizagem em uma disciplina de comunicação científica. REVISTA LATINOAMERICANA DE TECNOLOGÍA EDUCATIVA, v. 9, p. 187-206, 2010.

2009

QUEIROZ, SALETE LINHARES; SÁ, LUCIANA P. O espaço para a argumentação no ensino superior de química. EDUCACIÓN QUÍMICA, v. XX, p. 104-110, 2009.

MASSI, LUCIANA; SANTOS, G. RIBEIRO; FERREIRA, JERINO Q.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Artigos científicos como recurso didático no ensino superior de química. QUÍMICA NOVA, v. 32, p. 803-810, 2009.

ZANON, DULCIMEIRE A. V.; OLIVEIRA, JANE R. S.DE ; QUEIROZ, SALETE LINHARES. O saber e o saber fazer necessários à atividade docente no ensino superior: visões de alunos de pós-graduação em química. ENSAIO. PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 11, p. 1-20, 2009.

VELLOSO, ANA M. S.; SÁ, LUCIANA P.; MOTHEO, ARTUR J.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Argumentos elaborados sobre o tema corrosão por estudantes de um curso superior de química. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. 8, p. 593-616, 2009.

PINTO NETO, PEDRO C.; QUEIROZ, SALETE LINHARES; ZANON, DULCIMEIRE A. V. As disciplinas pedagógicas na construção e na representação sobre o trabalho docente:visões de licenciatura em química e física. EDUCAR EM REVISTA, v. 34, p. 75-94, 2009.

SÁ, LUCIANA P.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Debate como estratégia na promoção de habilidades argumentativas de alunos de química. ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. extra, p. 1448-1452, 2009.

QUEIROZ, SALETE LINHARES; KELLY, GREGORY; VELLOSO, ANA M. S.; MOTHEO, ARTUE J. Modelo de argumentação na análise da qualidade de apresentações orais de alunos de química sobre o tema corrosão. ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. extra, p. 463-466, 2009.

2008

OLIVEIRA, JANE R. S.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Considerações sobre o papel da comunicação científica na educação em química. QUÍMICA NOVA, v. 31, p. 1263-1270, 2008.

FRANCISCO, CRISTIANE A.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. A produção sobre o ensino de química nas Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química: uma revisão. QUÍMICA NOVA, v. 31, p. 2100-2110, 2008.

MASSI, LUCIANA ; SANTOS, GELSON R.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Artigos científicos no ensino superior de ciências: ênfase no ensino de química. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. 7, p. 157-177, 2008.

NASCIMENTO, FÁBIO B.; BARRO, MARIO R.; ELLENA, JAVIER; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Estudo das qualidades pedagógicas dos programas ConQuest e Mercury no ensino superior de quimica. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. 7, p. 658-680, 2008.

BARRO, MARIO R.; FERREIRA, JERINO Q.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Blogs: aplicação na educação em química. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA, v. 30, p. 10-15, 2008.

MASSI, LUCIANA; ABREU, LUCIANA N.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Apropriação da linguagem científica por alunos de iniciação científica em química:considerações a partir da produção de enunciados científicos. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. 7, p. 704-721, 2008.

2007

QUEIROZ, SALETE LINHARES; SÁ, LUCIANA P.; FRANCISCO, CRISTIANE A. Estudos de caso em química. QUÍMICA NOVA, v. 30, p. 731-739, 2007.

ZANON, DULCIMEIRE A. V.; ALMEIDA, MARIA JOSÉ P. M.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Contribuições da leitura de um texto de Bruno Latour e Steve Woolgar para a formação de estudantes em um curso superior de Química. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. 6, p. 56-69, 2007.

SÁ, LUCIANA P.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Promovendo a argumentação no ensino superior de química. QUÍMICA NOVA, v. 30, p. 2035-2042, 2007.

SANTOS, GELSON R.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Leitura e interpretação de artigos científicos por alunos de graduação em química. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO, v. 13, p. 193-209, 2007.

OLIVEIRA, JANE R. S.; QUEIROZ, SALETE LINHARES. Construção participativa do material didático ‘Comunicação e Linguagem Científica: Guia para Estudantes de Química’. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. 6, p. 673-690, 2007.

QUEIROZ, SALETE LINHARES; SÁ, LUCIANA P. Atividade didática com orientação CTSA em disciplina do ensino superior de química. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE QUÍMICA, v. 2, p. 1-2, 2007.

QUEIROZ, SALETE LINHARES; FRANCISCO, CRISTIANE A. Apredizagem significativa e ensino de química: uma análise dos trabalhos apresentados em eventos da área de educaçao em química no Brasi l. Indivisa, BOLETÍN DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN, v. 8, p. 653-662, 2007.

2006

QUEIROZ, SALETE LINHARES; SÁ, LUCIANA P.; SANTOS, GELSON R. Uso de artigos científicos em uma disciplina de fisico-química. QUÍMICA NOVA, v. 29, n.5, p. 1121-1128, 2006.

QUEIROZ, SALETE LINHARES; TARDIVO, MAURÍCIO; REZENDE, MARIA OLÍMPIA O. Considerações sobre conteúdos didáticos e procedimentos de ensino para uma disciplina introdutória de química ministrada em um curso de engenharia ambiental. REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, Brasil, v. 16, p. 1-12, 2006.

2005

QUEIROZ, Salete Linhares; SÁ, L P . Argumentação no ensino superior de química: investigando uma atividade fundamentada em estudos de caso. ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. extra, p. 1-5, 2005.

2004

QUEIROZ, Salete Linhares; ALMEIDA, M J P M de . Do fazer ao compreender ciências: reflexões sobre o aprendizado de alunos de iniciação científica em química. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO, v. 10, n.1, p. 41-53, 2004.

2001

QUEIROZ, Salete Linhares. A linguagem escrita nos cursos de graduação em química. QUÍMICA NOVA, v. 24, p. 143-146, 2001.

QUEIROZ, Salete Linhares; ARAÚJO, M P ; MACFARLANE, K S; BATISTA, A A ; JAMES, B R . An electrochemical experiment to monitor the isomerization of trans- to cis- [RuCl2(dppb)(phen)] – an undergraduate cyclic voltammetric experiment for inorganic chemistry. JOURNAL OF CHEMICAL EDUCATION, v. 78, p. 89-90, 2001.

QUEIROZ, Salete Linhares; ARAÚJO, M P ; MACFARLANE, K S ; JAMES, B R ; BATISTA, A A . Synthesis of [RuCl2(dppb)(phen)PPh3] and identification of the cis- and trans-[RuCl2(dppb)(phen)] geometrical isomers via 31P{1H} NMR Spectroscopy. JOURNAL OF CHEMICAL EDUCATION, v. 78, p. 87-89, 2001.