USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

DISSERTAÇÕES

2022

MARIA EDUARDA VIZOTTO. Cursos de formação continuada em espaços não formais de educação: contribuições ao desenvolvimento profissional de professores de ciências da natureza. 2022. Mestrado em Química. Universidade de São Paulo.

2021

FLÁVIA GABRIELE SACCHI. Compreensão textual de artigos originais de pesquisa por graduandos em química. 2021. Mestrado em Química. Universidade de São Paulo.

2020

FABIANE ELIDIA DIAS. Uso de blogs na promoção da argumentação no ensino médio de química. 2020. Mestrado em Ensino de Química. Universidade Federal de São Carlos.

EDILBERTO FELIX DA SILVA. Uso de textos de divulgação científica em aulas de química: sentidos e significados constituídos pelo professor. 2020. Mestrado em Ensino de Química. Universidade Federal de São Carlos.

2019

GUILHERME BALESTIERO DA SILVA. Leitura da história em quadrinhos “Trinity” por licenciandos em química: exercício da argumentação e da sensibilidade moral por meio de questões sociocientíficas. 2019. Mestrado em Ensino de Química. Universidade de São Paulo.

MIKEAS SILVA DE LIMA. Letramento gráfico no ensino superior de química. 2019. Mestrado em Química. Universidade de São Paulo.

ARIELI MATOS DA SILVEIRA. Química forense no ensino de química: o que nos diz a literatura? 2019. Mestrado em Ensino de Química. Universidade Federal de São Carlos.

THAMIRES VALADÃO GAMA. Estudo de caso em aulas de ciências: contribuições para o desenvolvimento do pensamento crítico na educação básica. 2019. Mestrado em Ensino de Química. Universidade Federal de São Carlos.

2018

ERASMO MOISÉS DOS SANTOS SILVA. Autoria coletiva em ambiente informatizado no ensino superior de química. 2018. Mestrado em Química. Universidade de São Paulo.

2015

PATRÍCIA FERNANDA DE OLIVEIRA CABRAL. Casos investigativos de caráter sociocientífico na promoção da aprendizagem colaborativa com suporte computacional no ensino superior de química. 2015. Mestrado em Química. Universidade de São Paulo.

2012

SEVERINA COELHO DA SILVA CANTANHEDE. Textos da revista Ciência Hoje como recurso didático no ensino de química em uma abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). 2012. Mestrado em Ensino de Química. Universidade Federal de São Carlos.

2011

ELTON FABRINO FATARELI. Argumentação no ensino de química: textos de divulgação científica desencadeando debates. 2011. Mestrado em Ensino de Química. Universidade Federal de São Carlos.

2010

DANIEL LINO TEODORO. Aprendizagem cooperativa no ensino de química: investigando uma atividade didática elaborada no formato jigsaw. 2010. Mestrado em Química. Universidade de São Paulo.

2009

ANA MARIA DE SOUZA VELLOSO. Estudos de caso no ensino de corrosão: estratégia para o desenvolvimento de habilidades argumentativas de alunos de graduação em química. 2009. Mestrado em Química. Universidade de São Paulo.

JERINO QUEIROZ FERREIRA. Ambientes virtuais no ensino superior de química: uso, aceitação e possibilidades de aprendizagem em uma disciplina de comunicação científica. 2009. Mestrado em Química. Universidade de São Paulo.

LUCIANA NOBRE DE ABREU. Textos de divulgação científica no ensino superior de química: funcionamento e produção de sentidos. 2009. Mestrado em Química. Universidade de São Paulo.

MARIO ROBERTO BARRO. Blogs como ferramenta de apoio ao ensino presencial em uma disciplina de comunicação científica para graduandos em química. 2009. Mestrado em Química. Universidade de São Paulo.

2008

LUCIANA MASSI. Contribuições da iniciação científica na apropriação da linguagem científica por alunos de graduação em química. 2008. Mestrado em Química. Universidade de São Paulo.

DANIEL PERDIGÃO NASS. Gráficos como representações visuais relevantes no processo ensino-aprendizagem: uma análise de livros didáticos de química no ensino médio. 2008. Mestrado em Química. Universidade de São Paulo.

2006

ANTONIO CARLOS CHAVES RIBEIRO. Elaboração e análise de um website de apoio à disciplina de Laboratório de Química Analítica Quantitativa. 2006.  Mestrado em Química. Universidade de São Paulo.

GELSON RIBEIRO DOS SANTOS. O artigo científico no ensino superior de Química: desenvolvendo habilidades de leitura e interpretação. Mestrado em Química. Universidade de São Paulo.

ANA LEONOR SANTOS JUNQUEIRA FRANCO. Diagnóstico das condições de formação dos professores e do ensino de química no município de Barretos. 2006. Mestrado em Química. Universidade Federal de São Carlos.

JANE RAQUEL SILVA DE OLIVEIRA. Pesquisa participativa na elaboração de um material didático de comunicação em linguagem científica para estudantes de graduação em química. 2006. Mestrado em Química. Universidade de São Paulo.

CRISTIANE ANDRETTA FRANCISCO. A produção do conhecimento sobre o ensino de Química no Brasil: um olhar a partir das Reuniões Anuais da Sociedade Brasileira de Química. 2006. Mestrado em Química. Universidade de São Paulo.

LUCIANA PASSOS SÁ. A argumentação no ensino superior de química: investigando uma atividade fundamentada em estudos de casos. 2006. Mestrado em Química. Universidade de São Paulo.

2005

FÁBIO BATISTA DO NASCIMENTO. Banco de dados CSD (Cambridge Structural Database) como recurso para o ensino-aprendizagem de química: ações para viabilização do uso do banco e desenvolvimento de estudos sobre o seu emprego em disciplinas de química no ensino superior. 2005. Mestrado em Química. Universidade de São Paulo.

FLÁVIO SILVA REZENDE. Concepções a respeito da construção do conhecimento científico: uma análise a partir de textos produzidos por alunos de graduação em química. 2005. Mestrado em Química. Universidade de São Paulo.