USP - Universidade de São Paulo
Universidade de São Paulo

PROJETOS FAPESP

2023 – 2025

Escrita argumentativa de graduandos em química: temática polímeros em foco (Processo 23/01936-1)

2022 – 2023

Elaboração e validação de material didático sobre divulgação científica para estudantes de graduação em química a partir de pesquisa participante (Processo 21/14496-4)

2021 – 2023

Casos investigativos com foco em química ambiental: potencialidades na promoção da argumentação científica (Processo 21/06074-2)

2020 – 2023

Argumentação na educação em química: estado da arte utilizando a literatura estrangeira como um contraponto aos resultados existentes no Brasil (Processo 20/02757-5)

2019 – 2023

Letramento gráfico associado à argumentação no ensino superior de química (Processo 18/23809-3)

2019 – 2021

Inscrições químicas em exposições orais acadêmicas (Processo 18/23819-9)

2019 – 2019

Programas de pós-graduação em ensino, educação e química no Brasil: análise da produção discente sobre a argumentação no ensino de química (2003-2017) (Processo 18/14096-3)

2017 – 2019

Retextualização na exposição oral acadêmica: foco no ensino superior de química (Processo 16/20073-0)

2014 – 2016

Argumentação colaborativa mediada por computador no ensino superior de química (Processo 13/10610-0)

2014 – 2015

Disciplina de prática de ensino de química: espaço para a formação de base de conhecimento de licenciandos em química sobre a argumentação (Processo 14/18788-6)

2012 – 2013

Argumentação colaborativa mediada por computador no ensino superior de química (Processo 12/05437-5) 

2011 – 2013

Mapa de caracterização da escrita científica: produção e funcionamento em disciplinas de química do ensino superior (Processo 11/06555-9)

2009 – 2011

Tendências e perspectivas da pesquisa em ensino de química no Brasil (Processo 08/11468-5)

2009 – 2010

Textos de divulgação científica no ensino de química: possibilidades de uso no nível médio e na formação inicial de professores (Processo 08/10577-5)

2007 – 2009

Casos investigativos no ensino de corrosão: estratégia para o desenvolvimento de habilidades argumentativas de alunos de graduação em química (Processo 06/60742-7)

2008 – 2008

Investigando a prática da argumentação no ensino superior de química (Processo 07/06657-0)

2007 – 2008

Contribuições da iniciação cientifica na apropriação da linguagem cientifica por alunos de graduação em química (Processo 06/60742-7)

2006 – 2008

Contribuições da iniciação cientifica na apropriação da linguagem cientifica por alunos de graduação em química (Processo 05/57244-2)

2005 – 2006

Elaboração e análise do uso de um website de apoio a disciplina de química analítica quantitativa (Processo 05/56036-7)

2005 – 2006

Argumentação no ensino superior de química: investigando uma atividade fundamentada em estudos de casos (Processo 05/54035-3)